4 Passos para desenvolver uma startup focada no cliente

Você provavelmente já ouviu falar de empresas inovadoras como Uber, Snapchat, Pinterest, Airbnb com capacidade de crescer e escalar em um ritmo muito maior que as empresas tradicionais. Essas empresas são Startups, empresas que possuem um ciclo de crescimento totalmente focado na experiência de seu cliente, garantindo o crescimento exponencial.

Portanto, para garantir que você cresça como estas empresas, é importante entender cada passo de desenvolvimento de cliente:




Descoberta

Esta etapa é a mais importante, pois é o primeiro passo para uma corrida chamada Ciclo de Crescimento e a melhor maneira de você saber se está apto a entrar nesta corrida é saber identificar se você está oferecendo uma solução a qual algum público esteja interessado em pagar. Caso pretenda oferecer um produto ou serviço que necessite de um grande processo de educação de seu nicho, certifique-se de ter um orçamento para suprir esta seca.

“Maioria dos produtos não fracassa por causa da execução insatisfatória, mas sim porque a empresa está desenvolvendo algo que ninguém quer. ”

Eric Ries, Lean Startup

Para isso entenda bem a necessidade de seus clientes para oferecer algo o que estejam necessitando. Realize pesquisas de validação do problema com indivíduos e grupos focais ou então utilize pesquisas secundárias para certificar a sua tomada de decisão. Mapa da empatia, Processo de Criação de Personas e o Canvas da Proposta de Valor são ótimas opções para te ajudar a deixar esta descoberta mais clara.

Validação

Monte um roteiro de vendas preliminares com metas de curto e longo prazo. A ideia nesta etapa é que você venda para seus adeptos iniciais, fazendo com que seus primeiros clientes sejam evangelizados e se tornem formadores de opinião. Ao longo do processo você irá notar que a prática de coleta de feedbacks é fundamental para que você se desenvolva não somente durante a validação, mas também na corrida do Ciclo de Crescimento (4ºpasso).

A fase de validação é uma etapa muito importante, para você certificar se fez a escolha certa no passo anterior, caso contrário, pivote!




Geração de Demanda

Agora que você possui dados mercadológicos e hipóteses que foram validadas, está na hora de você focar em uma estratégia. Decida seu OKr e coloque prazos em seus objetivos. Essa é a hora de pisar no acelerador para a entrada do mercado e tenha em mente qual tipo de mercado você está entrando. Conhecer bem os seus clientes garantirá que o próximo passo seja muito mais veloz e preciso, exatamente como deve ser em uma Startup.

4 Passos para desenvolver uma startup focada no cliente

Estruturação do Negócio

Após focar o desenvolvimento do produto em públicos específicos, garantindo um crescimento focado e com baixa perda no índice de retenção (churn), atingindo o TAM (Total Addressable Market) você estará apto a expandir a sua base de clientes para outros públicos que possuem o perfil ideal para o seu atual produto ou serviço. Apesar de já ter o seu modelo de negócio praticamente consolidado, saiba que seu cliente não é constante, que seu comportamento e necessidades mudam conforme o tempo. Para isso, inove e não caia no declínio como empresas tradicionais que fecharam suas portas por se acomodar.

Ciclo de crescimento

Para isso, tenha sempre em mente o processo do Ciclo de Crescimento de uma Startup:

Espero que após apresentar estes quatro passos, você tenha compreendido a importância de fazer com que seu negócio cresça em função dos clientes. O conteúdo no universo das startups é muito rico e convido você a explorar o máximo possível. Em breve publicarei mais conteúdo desse universo voltado em Startups, mais especificamente sobre Customer Success.





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