Ainda sobre networking de verdade

Sobre Networking

 

Com quem e por que você busca se conectar?

 

No meu último artigo aqui falei da importância do networking para a vida profissional e pessoal, e trouxe algumas sugestões de como se organizar, para dar conta da manutenção da sua rede de contatos, no meio de tantas coisas a fazer todos os dias.



Hoje, quero trazer um pouco mais do sentimento que move essa jornada. Se construir relações de valor é essencial para uma vida saudável, para a carreira e para os negócios, também é preciso ter em mente que não é algo que se faz da noite para o dia. Leva tempo, requer dedicação, atenção, compromisso com as outras pessoas.

É importante refletir sobre isso para não cair na armadilha do interesseiro. Conectar-se sempre começa pelas afinidades, pelos pontos em comum, pelo desejo de contribuir com o que você tem a dar, ou pelo interesse em aprender coisas novas com aqueles que nada têm em comum com você!

Construir boas relações se baseia no respeito e não, necessariamente, na convergência de ideias. O conflito de opiniões é sempre bem-vindo porque se apenas convivermos com os que pensam igual, não sairemos do lugar nunca! E se divergimos num ambiente de respeito, crescemos todos, concorda?

 

Com quem então fazer networking?

 

Existem pessoas que dizem que trabalham com qualquer um e até “estou aqui para trabalhar, não preciso ser amigo de ninguém”. Você já ouviu isso ou você mesmo pensa assim? Eu concordo. Relacionar-se bem não é fazer amizade.

Trabalhar bem com alguém, ou um grupo, está mais relacionado à confiança que à amizade, ainda que as amizades se desenvolvam a partir da confiança mútua, dos valores compartilhados. E eu, pelo meu jeito de ser, trabalho muito melhor quando tenho amizade com aqueles com quem divido o labor diário. Além do que, a vivência sempre me mostrou que as equipes onde a amizade está presente são mais produtivas e harmoniosas, e mais capazes de gerenciar os conflitos que ocorram.

Falo de amizade e relacionamentos, pois um bom networking pode conduzir a grandes amizades, já pensou? Depende de cada um, do que é e do que quer.

Por isso, pergunto:

Quem é você?

O que você busca?

Dê uma parada aqui e pense. O autoconhecimento é fundamental para nortear as suas ações em direção aos seus objetivos. Se você está começando a sua vida profissional, conhecer-se bem vai lhe ajudar a planejar o caminho para alcançar a carreira que você quer ter. Se você já avançou um tanto, o autoconhecimento lhe ajudará a manter-se firme no que tem que fazer para atingir suas metas, e a ajustar o rumo sempre que for necessário.

Sabendo claramente o que deseja, você poderá encontrar aquelas pessoas que vão acrescentar ao seu crescimento e você ao delas! Gente com quem valerá a pena conviver, ainda que apenas virtualmente.

Conhecendo a fundo seus valores e suas competências, você saberá o que pode oferecer e poderá identificar quem compartilha da sua visão para tocar projetos em conjunto.

 

E por que se conectar?

 



Porque se conectar genuinamente cria confiança, fortalece laços, abre espaço para dividir ideias e elaborar projetos. E tudo isso acontece quando você sabe o “porquê” de desejar a conexão.

O “porquê” é a razão de tudo! É o que nos move pelo mundo, motiva, inspira, o que faz com que as pessoas queiram estar conosco, bater papo, se relacionar, fazer parcerias e até nos empregar e promover!

Simon Sinek, com seu círculo de ouro, explica de maneira muito didática porque as pessoas compram o porquê você faz e não o que você faz! Veja o vídeo, se ainda não teve essa oportunidade.

 

 

Networking de verdade passa por aí. Somos seres sociais, precisamos uns dos outros para viver, para pertencer, para ser reconhecidos!

Aproxime-se das pessoas para criar conexão entre seus interesses e motivações. Identifique pessoas que professam os mesmos valores que os seus e comece a construir esses relacionamentos.

Vai fazer bem à sua vida profissional, enriquecerá seus contatos e você pode começar grandes amizades também, como nem imaginava!

A foto do artigo é um bom exemplo. É do encontro entre contatos do LinkedIn, realizado no dia 10/10/18, em São Paulo, idealizado por Adriano Lima e Marcelo Nóbrega. Espetacular!

Foi de uma energia incrível entre 40 pessoas de diferentes segmentos que, sozinhas ou em parcerias, trabalham por uma vida melhor, por um mundo onde o bem prevaleça e servir ao outro seja o máximo!

Já pensou quanta coisa boa pode sair de eventos como esse?

Se quiser se conectar comigo, você pode me encontrar no LinkedIn ou no Instagram.

PS: Venha para o programa de Gestão de Marca Pessoal que conduzo, o “Carreira Brilhante”. Você avançará em seu autoconhecimento, na estratégia de sua carreira e no networking, acelerando em direção aos seus objetivos!

É só entrar em contato!

Sou Estrategista em Imagem e Marca Pessoal e, com o “Carreira Brilhante”, oriento profissionais para que se desenvolvam e alcancem o melhor em suas carreiras.



0 I like it
0 I don't like it

Alguém que adora impulsionar as pessoas a revelar o seu melhor! Estrategista de Imagem e Marca Pessoal, com especialização em Imagem Profissional e pós-graduação em Personal Branding pela Universidade de Blanquerna em Barcelona, Espanha. Com um método prático e objetivo para ajudar profissionais no planejamento e desenvolvimento de suas carreiras, contribuo para que atinjam seus objetivos e alcancem mais satisfação em suas vidas.