Como funciona o algoritmo do Instagram?

Dando um Google, encontramos uma definição sobre Instagram, que é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. Lançado em 6 de Outubro de 2010, nas plataformas iOS, Android e Windows, o Instagram segue em alta popularizando-se mais a cada dia.




Com mais de 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo. Isso não é diferente no Brasil, o instagram é a segunda rede social mais usada tanto pelas empresas quanto pelos usuários, além de apresentar o maior crescimento em relação aos relatórios de 2017. Diante de números tão expressivos, é natural que sua empresa esteja acompanhando tal crescimento, certo?

Como funciona o algoritmo do Instagram?

De início, o Instagram funcionava por ordem cronológica, ou seja, os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem. Porém, em meados de 2016, tudo mudou quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo onde apareceria na timeline os posts mais relevantes para a experiência de cada usuário.

A rede vem observando números crescentes, tanto de usuários, postagens quanto de engajamento. Inclusive, o instagram é a rede social que mais engaja nos dias atuais. O objetivo do algoritmo da rede é que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar. Na prática, o algoritmo leva em conta três princípios básicos:

Frequência

Embora não funcione mais por ordem cronológica, não significa que o algoritmo do instagram não leve em consideração a frequência que sua marca solta novos posts. A rede sabe que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que se conectam e valoriza isso. Então, mesmo que os posts não aparecem por ordem cronológica, ainda sim o algoritmo segue uma lógica temporal, de frequência.

Engajamento

O algoritmo da rede entende que o engajamento que uma postagem recebe, indica seu potencial para engajar mais usuários. Dessa forma, a chance de posts com muitas curtidas, e comentários serem exibidos para mais usuários, é maior. Principalmente os posts que engajam nos primeiros instantes após a publicação. Quanto mais sua marca despertar o interesse do seu público em interagir nos seus posts, maior alcance terá.

Relacionamentos

Você já percebeu que os posts de amigos próximos ou de suas marcas favoritas aparecem assim que você abre sua timeline, certo? O motivo para isso acontecer é que o algoritmo do instagram analisa os perfis com os quais você mais se relaciona para dessa forma entender a relevância das postagens feitas para sua experiência.

Essa análise é feita através dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e também das postagens e stories que você compartilha com outros usuários. Contudo, levando em consideração seus princípios básicos, fica mais simples entender como funciona o algoritmo do instagram para melhor usufruir da rede.




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