Estratégia de atração e segmentação de clientes via WhatsApp [Testado no mercado de alimentação]

Quem tem um negócio no segmento de alimentação, não pode cruzar os braços e  esperar o cliente chegar. Isso é um erro fatal que pode levar qualquer estabelecimento para a falência.

Pensando nisso, desenvolvemos e testamos uma estratégia de atração e segmentação de clientes através do WhatsApp, aplicativo utilizado por mais de 120 Milhões de pessoas no Brasil.




Vamos a estratégia?

O desafio

Atrair clientes para uma pizzaria e manter um relacionamento estratégico para que o mesmo se torne um cliente fiel do estabelecimento.

O Planejamento

Análise: Entender o modelo de negócio da pizzaria, ticket médio dos produtos, perfil do cliente e avaliações.

Definição de Personas: Definir um perfil de cliente ideal para a pizzaria, documentando seu raio de localização, classe social, hábitos, interesses e necessidades.

A estratégia

Anúncio no Facebook e Instagram

Anúncio segmentado para o perfil de persona definido no planejamento, trazendo o sentimento de desejo para o consumidor.

Primeiro Pedido

Após o primeiro pedido do cliente é feito um cadastro de dados, incluindo dados de Nome, Endereço e WhataApp. No momento do cadastro é fundamento pedir autorização do cliente para envio de promoções pelo APP.

Lista de Transmissão – Cliente Novo

Os novos clientes são incluídos em uma lista de transmissão nomeada como “Cliente Novo” e nos dias e horários estabelecidos no planejamento como os de maior engajamento é enviado uma mensagem com foto ou vídeo das melhores pizzas saindo do forno.

Lista de Transmissão – Fidelização

Todos os clientes que entraram na lista “Cliente Novo” e solicitaram um novo pedido é transferido para a lista “Fidelização”. A função dessa lista é estreitar o relacionamento com os clientes que compraram mais de uma vez. Além das promoções, oferecemos alguns descontos e mimos.

Lista de Transmissão – Cliente Fiel

Quando o cliente realiza mais do que 4 pedidos no mês, entendemos que o mesmo foi fidelizado, então, transferimos o seu contato para a lista de “Cliente Fiel”. Essa lista é o nosso maior bem, preços diferenciados, mimos especiais e atendimento personalizado são alguns dos benefícios dos clientes desta lista.

Lista de Transmissão – Cliente Difícil

Um dos maiores erros empresariais é não dar o devido valor aos clientes que disseram NÃO. Mudamos a estratégia de comunicação, procurando entender o motivo do baixo engajamento de cada cliente, descontos e ofertas especiais para incentivar o pedido sempre funciona.

Gestão de Resultados

Tudo que não é medido não é gerenciado. Já ouviu essa frase?

O sucesso de sua estratégia depende da análise e ajuste dos resultados em cada fase do funil, portanto medir a taxa de conversão em cada etapa, ajustar o conteúdo das mensagens e mídias e testar novos dias e horários são fundamentais.