5 fatores de sucesso para um empreendimento online

Conheça alguns fatores de sucesso

Conheça alguns fatores de sucesso e aplique-os ao seu negócio digital!

Está prestes a abrir um negócio online? Certamente a ansiedade deve ser grande. Há a vontade de fazer acontecer, mas também há um receio em relação ao novo. A melhor maneira de se tranquilizar é garantir que está fazendo o seu melhor. Por isso, hoje vamos listar os 5 fatores de sucesso para o seu empreendimento online.

Conheça 5 fatores de sucesso para o seu empreendimento online



1. Planejar-se financeiramente

Uma das maiores causas do encerramento precoce de novas empresas é a falta de planejamento financeiro. De tão importante, ele possui três etapas:

1.1 Projeção de custos de abertura

Estude, calcule e determine quanto é necessário para abrir o seu negócio. Certamente, esse valor deverá ser menor que o de um negócio semelhante no mundo offline. No entanto, ainda que menores, há custos iniciais de plataforma, produção do produto, consultorias e outros. Faça as contas de quanto precisará e coloque um adicional para eventuais surpresas. Depois, determine como fará para arrecadar essa quantia e colocar o empreendimento em prática. No texto Como financiar o seu e-commerce, listamos algumas opções que podem servir para qualquer tipo de negócio online.

1.2. Projeção de despesas

Custos com material, equipe, produção, luz, Internet e tudo mais. Projete quanto o seu negócio online terá de despesas em um mês, um trimestre, um semestre e um ano. É interessante sempre reservar um extra para contingências e incidentes. Perto do final do primeiro ano, refaça os cálculos, projetando-os para o próximo ano. Saiba mais sobre cortar custos, no texto Grana curta? 5 ideias para reduzir custos da loja virtual.

1.3. Projeção de receitas

Estude o mercado e o público, projetando qual é a receita provável da empresa online no primeiro mês, trimestre, semestre e ano. Assim como a projeção das despesas, é importante refazer a projeção para o ano seguinte. No entanto, deve-se ter uma visão realista, para não sonhar muito alto e ter prejuízos.

2. Testar a ideia antes de lançá-la



Antes de o seu negócio online ser aberto, é importante que ele seja validado. Nesse processo, pessoas influentes do mercado, mentores de start-ups, amigos, familiares e pessoas com perfil semelhante ao seu público podem lhe ajudar. Toda e qualquer ideia dada para aprimorar o negócio pode e deve ser estudada. Uma sugestão é aplicar o checklist para verificar se a sua ideia de negócio é boa.

3. Ter um plano de marketing

Um plano de marketing é um fator de sucesso para o seu negócio online, pois ele vai ser o responsável por comunicar ao mercado a existência da sua marca e por atrair o seu público.

Sobre este tema, sugerimos a leitura de dois textos:

4. Experiência de compra

Ofereça uma experiência de compra excelente para o seu consumidor. Estude qual é a experiência que a concorrência oferece, quais são as necessidades do seu público e ofereça algo realmente incrível. Lembre-se de pensar nos mínimos detalhes desde a maneira como o cliente encontra a sua marca, até a forma como ele recebe o produto ou serviço contratado, passando pela navegação do usuário no seu site e/ou plataforma. No Guia para uma experiência de compra de excelência (inserir link), listamos dicas e exemplos para você se inspirar.

5. Olhar para o seu consumidor

Por fim, um dos fatores de sucesso mais importantes: olhe para o seu consumidor. O tempo todo. É ele quem vai comprar o seu produto ou o seu serviço. Logo, é para o comportamento, o perfil, a rotina, as necessidades e as demandas deles que o seu negócio deve ser direcionado. Estudos de buyer personas, de jornada de compra e pesquisas podem trazer muitas informações sobre o consumidor, revelando pontos valiosos.

Após analisar os fatores de sucesso que listamos, você acha que o seu negócio online está no caminho certo? Esperamos que as dicas lhe ajudem e sugerimos que, para se preparar ainda mais, baixe gratuitamente o nosso Manual do empreendedor digital.



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Alfredo Soares é empreendedor bootstrap e palestrante com experiência em inovação e tecnologia há mais de 12 anos. Head Global SMB da VTEX e Head da Loja Integrada - plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, com mais de 600 mil lojas criadas.