4 passos para um feed organizado no Instagram

A grande maioria dos empresários tem seu público alvo no instagram e para se alcançá-lo é preciso ter uma presença digital de qualidade na plataforma. Porém, alguns empreendedores que optam por gerenciar também suas redes sociais, acabam encontrando uma certa dificuldade  e questiona como ter um feed organizado para Instagram Business (que é o perfil no instagram exclusivo sobre o seu negócio) e acaba não passando uma boa imagem da sua empresa pela falta de harmonia e identidade coerente na rede. Um feed organizado é um gatilho certeiro para se conquistar o tão sonhado follow e garantir uma boa audiência.

Um feed organizado para Instagram Business é diferente do feed de um perfil pessoal. No Instagram Business você precisa ter uma estratégia certeira para atrair aquele visitante e torná-lo um fã. De forma que desperte o engajamento e assim suas publicações terão maior alcance, impactando cada vez mais pessoas e, com uma boa estratégia de marketing digital, vendendo mais e melhor. Para uma primeira boa impressão, seu feed deve ter coerência com sua identidade visual, fazendo-se necessário pensar nas cores predominantes, qualidade de imagens e na harmonia das miniaturas agrupadas.


Como ter um feed organizado no Instagram?

Vamos começar por ter uma logomarca definida, a mesma irá estabelecer a ideia central da marca bem como sua cartela de cores para que seus posts sigam esse padrão. Se você ainda não definiu sua logomarca e identidade visual, procure levar em consideração além da temática do seu produto ou serviço, quem é seu público alvo, o que gostam e como eles interagem, de forma que sua marca consiga despertar esse interesse em forma de engajamento.

Uma boa opção é elaborar uma buyer persona, a representação do seu cliente ideal, para representar uma pessoa com quem você falará diretamente. Assim, você pode direcionar tudo o que produz para a sua persona. Após entender com quem você deve falar, é hora de estruturar a sua identidade visual. A melhor opção é desenvolver um moodboard para orientar a produção das fotografias. Ele vai definir o estilo que as fotos devem seguir, com fotos inspiradoras, fotos da marca, algumas paletas de cores e a indicação de filtros para serem usados, tudo isso reunido em um documento. Assim você não terá dúvidas de como ter um feed organizado para Instagram Business.

4 dicas para um feed organizado no Instagram

Cores

A paleta de cores deve harmonizar com as cores da marca e seus produtos, além do site demais mídias online e offline. Elas devem ser pensadas de acordo com o que deseja ser transmitido. Por exemplo, tons análogos criam uma aparência mais calma e cool, enquanto os opostos transmitem mais energia. As tonalidades neutras, como o branco, também estão super em alta, podendo ser um elemento em comum em todas as fotos, criando uma harmonização e deixando o feed organizado.

Disposição Visual

Pense também na disposição das publicações. Ela demonstra preocupação estética, quando se observa o conjunto do feed. Para isso, é interessante utilizar um mesmo fundo para as imagens ou optar por elementos centralizados. Os formatos são a principal forma de deixar o seu perfil padronizado. Atenção para as bordas e molduras que podem atrapalhar a harmonização do tão sonhado feed organizado.

Tipos de Posts

Ao escolher o estilo dos posts, escolha o conteúdo que sua marca também abordará. O ideal é que sejam escolhidos, ao menos, três tipos de post, de forma que suas publicações não fiquem monótonas e consigam entreter seu público alvo com mais diversidade, intercalando os posts. Por exemplo, uma disposição poderia ser uma foto do produto, outra de um consumidor ou divulgador com o produto, e outra do processo de criação. Pode-se considerar também frases que representam os valores da empresa, dentre outros tópicos alternados. Com essa mescla você tem diversidade e equilíbrio, tornando o feed organizado com essa estratégia.

Filtros e Edição

Filtros e boas edições são ótimos para os posts. Segundo o Yahoo Labs and Georgia Tech, as imagens filtradas ganham 21% mais likes e 45% mais comentários, gerando maior engajamento com os seguidores. Uma excelente opção é deixar alguns filtros pré-definidos, repetindo-os em todas as publicações ou alternando-os com um certo padrão. Assim, você já consegue estabelecer um guia de como será a edição dos posts e consegue uma maior harmonização, tornando um feed organizado. Agora você já sabe como ter um feed organizado para Instagram.