Líder que não se comunica, não lidera

Talvez a principal característica de qualquer líder seja sua facilidade em se comunicar. Há na história inúmeros exemplos, tanto positivos, quanto negativos. Luther King, Hitler, Mandela, Lincoln, todos eles tinham habilidade para transmitir suas ideias e mobilizar as pessoas entorno de seus propósitos.

No contexto empresarial, não é diferente. O bom líder consegue traduzir a cultura e os valores do negócio, engajando colaboradores e os colocando no caminho correto para que os resultados esperados sejam atingidos.



Se você quer ser um líder excelente, que consegue se comunicar de modo efetiva e perene, tenha em mente algumas diretrizes de atuação que são imprescindíveis para o sucesso.

Estabeleça conexões

O líder diferenciado consegue se conectar com as pessoas. É mais do que simplesmente dar recados ou orientações. É preciso desenvolver um processo de empatia, de modo a transmitir o que você quer da maneira que fique absolutamente claro para o seu ouvinte qual é sua mensagem.

É fundamental identificar quais são as expectativas dos indivíduos ou dos grupos para estabelecer uma comunicação que funcione e mobilize. Descubra qual o meio mais interessante para atingir seu público-alvo. Dê a “cara a tapa” se preciso for. Muitas vezes, o tal do e-mail institucional não é suficiente. É preciso olhar nos olhos para dizer o que precisa ser dito.

Seja transparente

Sempre visível e acessível. Os colaboradores prezam muito pela imagem do líder. Quem fica só dando ordens a partir de seu escritório tende a passar uma impressão de arrogância e desdém.

É preciso ser identificado como alguém que cuida dos problemas da organização e ajuda, de fato, na discussão das soluções. Mesmo que não vá “por a mão na massa”, o bom líder delega de maneira justa e suporta aqueles que atuam mais diretamente no dia a dia.

Independente do momento, o bom líder aprende a comunicar tanto as boas, quanto as más notícias. Não dá margem para interpretações errôneas e para a chamada “rádio-peão”. Muitas vezes, os problemas da falta de uma comunicação transparente podem se tornar maiores do que aqueles que se tentou esconder.

Repita quantas vezes forem necessárias

O líder deve sempre deixar claro para o time a importância das ações determinadas pela alta direção para o bom andamento do negócio. Cabe a ele apoiar e influenciar positivamente que essas pessoas consigam atingir suas metas e entendam seus papéis e responsabilidades.

Mesmo nos momentos mais intensos, o trabalho deve ir adiante. Repita, explique, busque outras formas de ser compreendido. A empresa não pode sair dos trilhos e desviar do seu caminho, deixando de atender clientes e faturar porque alguém não entendeu o que você queria dizer.

Busque por interações genuínas

Ouvir as pessoas na essência é uma qualidade diferencial do bom líder. Inclusive assimilando aquilo que não foi expressamente dito, mas estava perceptível por meio da leitura do ambiente ou da linguagem corporal.

Faça reuniões de fato focadas nas ações da equipe, estimule a participação. Crie meios para perceber o clima. O simples fato de dar oportunidade de as pessoas falarem já pode influenciar positivamente.

Tente dialogar, sempre que possível. Não se deve evite determinadas discussões, pois delas o líder pode conseguir interpretar o que jamais seria escrito em um memorando ou em uma ligação por telefone.

Aprenda a dar e receber feedbacks. Aprenda a reconhecer feedbacks, mesmo que ocorram em momentos não convencionais ou que não lhe digam que se trata de uma formalização de algo. Esteja presente e não reprima os questionamentos.

Muitas vezes, os líderes acabam dando um foco maior a esses processos nos momentos de crise, quando as coisas vão mal. Porém, é recomentado que a boa comunicação seja estabelecida independente da situação.

O desenvolvimento do líder sob o aspecto da comunicação é, portanto, fundamental para seu sucesso e reconhecimento. O líder excelente se mostra acessível, compreensivo, se envolve, é transparente e trabalha no sentido de motivar e influenciar positivamente. Aí sim ele se tornará alguém que realmente faz a diferença.

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