Existem conteúdos na internet falando em como fazer transformação digital, qual a melhor maneira, processos, cases… mas poucas pessoas de fato se perguntam: por que fazer uma transformação digital?

E é sobre isso que vou falar hoje. Antes de como é o que, vem um belo porque (já diria Simon Sinek), né.



É bem claro que estamos vivendo uma mudança de era. Não somente uma era de mudança, nosso amigo Bill Gates constatou. Isso quer dizer que processos, ideias e escolas dos últimos dois ou três séculos, se mesclam e neste momento tentamos entender qual é melhor e mais funcional processo para o nosso cenário.

O ambiente de negócios do século XXI nos exige uma agilidade e uma habilidade de transformar nosso mindset o tempo todo. E por transformar entenda: ouvir, digerir, compreender, aplicar, testar e mudar ou otimizar.

Diversas empresas que surgiram antes da internet passam por muitos desafios, pois muitos processos já não se aplicam mais atualmente. As que vieram depois, ou junto, tem mais facilidade mas ainda não, não há um padrão, um step-by-step.

O que vivemos hoje deixa nosso ambiente muito mais:

  • incerto
  • ambíguo
  • mutável
  • acelerado

Isso provoca incerteza. Mudança. Dúvida. Mexe com as pessoas.

Pessoas essas que estão mais distraídas, exigentes e com mais poder de voz do que antes. Percebemos claramente uma grande mudança de comportamento. Nos últimos dez anos, observamos uma curva tão exponencial nessas mudanças que em nenhum outro momento da história nós transformamos tanto em um curto espaço de tempo.

Com tudo a um touch de distância, nos tornamos bebezões. No sentido de: queremos o que queremos, e queremos agora! Não tem choro, se você não me der, vou no vizinho.



Tempo ágeis nunca vividos antes, não é?!

Comportamento em tempo de transformação digital

Analise o quão profundo é uma mudança a ponto de causar uma transformação nos hábitos das pessoas. A partir daí, podemos entender que a transformação digital não é apenas um termo bonito para você dizer que a sua empresa tem fanpage, faz e-mail marketing e envia proposta por e-mail.

Transformação digital é um progresso tecnológico. Mais do que digitalizar o seu negócio.

Vamos reservar um post só para definir o termo (antes o por que, lembra?). Hoje é importante ter consciência porque é fundamental fazer um processo de transformação digital no seu negócio.

Segundo dados do relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, nós brasileiros passamos, em média, nove horas por dia navegando na internet. Dessas, mais de quatro horas são de acesso por meio de conexões móveis. Além disso, no Brasil, desbloqueia-se os aparelhos, em média, 78 vezes ao dia (já contou quantas você faz?).

O número é ainda maior entre os jovens de até 24 anos, que checam seus celulares mais de cem vezes ao dia. Os dados são de uma pesquisa chamada Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte.

Ou seja, esqueça que esse assunto não faz sentido se você não é uma empresa de software. Esse assunto é para todos.

O comportamento mudou. A forma de consumir mudou. No meu ponto de vista, é preciso observar que, apesar de tudo, seguimos sendo seres humanos com necessidades específicas, ou seja… é um novo ambiente. Trata-se de saber lidar e crescer com ele.

Transformação digital é também sobre cultura

Não, não é só a turma de TI que participa do processo. Afirmar isso é ignorância no sentido de analisar o cenário global.

Todas as áreas devem se conectar, e TI neste processo, não vira apenas executor. Deve fazer parte da base, da construção de pensamento.

Mudar uma cultura não é fácil. É adaptar a cultura do seu negócio, a forma como trabalham, atendem, interagem, se importam com a experiência do cliente e etc. Coloque as pessoas no centro e aprenda como a tecnologia pode ajudar a somar em cada ponto de contato do negócio.

Investir em diálogo, humanização de processos, pesquisas, treinamentos, conhecimento e claro, aprender a aprender, tornará muito melhor o processo de evolução da cultura do ambiente de negócios.

Estamos em um momento onde a via é de mão dupla. No livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, David L. Rogers diz que existem 5 domínios estratégicos em constante mutação nessa era que fazem com que possamos observar esse novo mundo mais de perto. Eles são os clientes, competição, dados, inovação e valor.

A cultura do seu negócio já tem como cerne da estratégia esses 5 domínios?

Você já está no meio da transformação digital

Ninguém vai aparecer e mostrar que o sinal está verde, que você pode começar a transformação do seu negócio. Na verdade, já está acontecendo.Talvez (e espero que não) mesmo sem você saber. Seus clientes já têm hábitos novos. A questão é que é preciso revisar o seu modelo de negócio e criar a consciência que a transformação é uma mutação.

E um ciclo, praticamente, eterno partindo da premissa que tudo é impermanente.

Se me permite, quero te fazer refletir sobre o tema com um TED fascinante do Stefan Gross-Selbeck, sobre modelo de negócio que traz questionamentos sobre a importância de entender a sua cadeia de valor para conseguir se adaptar aos novos modelos (se é que existem).

Por ser uma palestra de 2014, ele ainda foca muito em exemplos como Airbnb, Uber e fintechs. Mas o que eu gostaria de te propor é assistir o vídeo com uma visão para o seu modelo de negócio. Refletir como se encaixa nas suas ideias, provocações, planejamento e dados.

Entender o conceito de disrupção torna simples a compressão do por que você deve fazer uma transformação digital no seu negócio. É imperdível! Dê play e consuma esse conteúdo como outras 40mil pessoas fizeram:

https://www.ted.com/talks/stefan_gross_selbeck_business_model_innovation_beating_yourself_at_your_own_game

Faz sentido transformar?

No seu ponto de vista, faz sentido pensar e analisar como o seu negócio tem se adaptado ao comportamento, mudanças e paradigmas que estamos quebrando diariamente!?

Entenda que se vier com fórmula padrão para um processo de transformação… ele, definitivamente, vai dar errado.

Vivemos o presente do futuro. Bem-vindo e bem-vida,vamos transformar!

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Author: Tháfila Araujo

Empreendedora, Relações Públicas, especialista em marketing digital e pesquisadora de big data/inovação/humanização de dados. Professora de cursos de marketing digital, empreendedorismo e comunicação digital. Fundou seu primeiro negócio com 17 anos, possui experiência com liderança de equipes e projetos, millenial das clássicas e acredita que o sucesso é resultado da consistência.