Você já ouviu falar de Smarketing? Conheça a relação entre marketing e vendas!

Por vezes, a relação entre marketing e vendas é de atrito. Ambas as áreas se interseccionam em muitas atividades, e isso pode gerar um conflito em relação a responsabilidades e méritos. A verdade é que, trabalhando em parceria, a tendência é de aumentar a quantidade de conversões e, consequentemente, a receita da empresa. Ou seja, todos saem ganhando. É isso que prega o conceito de smarketing. Venha descobrir tudo sobre essa estratégia no texto de hoje.

Qual é a diferença entre marketing e vendas?

É comum misturar ambos os conceitos, já que ambas as áreas se encontram em diversos momentos, como no relacionamento com o cliente ou na conversão do mesmo. No entanto, há uma diferença entre essas duas áreas e é importante que seja compreendida.



O marketing de uma empresa é responsável por melhorar a percepção que os clientes, os prospects, os investidores, os colaboradores e demais públicos que se relacionam com a organização têm sobre ela. Isso envolve posicionamento de marca, definição da proposição de valor, pesquisa de satisfação com os clientes, pesquisa sobre o mercado, estudo de buyer persona e muito mais. Há também o trabalho de captação e nutrição de leads.

Ou seja, num primeiro momento, o marketing trabalha para captar a atenção de potenciais clientes, por meio de estratégias de Inbound Marketing, produção de conteúdo, redes sociais, SEO, anúncios e outros. Após isso,a equipe de marketing dedica-se a nutrir estes leads captados com informações sobre o mercado e sobre a marca. Em outras palavras, trata-se de criar um relacionamento com eles para deixá-los mais preparados para a compra.

O que acontece em seguida é de responsabilidade do time de vendas. Eles receberão os leads mais qualificados para entrar em contato e oferecer o produto ou serviço. Desenvolverão o relacionamento com os clientes, apresentarão os benefícios da marca e dos produtos, farão de tudo para efetuar a venda.

Smarketing: como fazer a integração entre essas áreas?

Agora que já repassamos a diferença entre marketing e vendas, é hora de entender como fazer a integração entre elas. De fato, isso é o que chamamos de smarketing. Este S vem de Sales, que significa “vendas” em inglês.



Graças ao marketing, os melhores leads foram captados e nutridos. Graças ao time de vendas, o cliente foi conquistado, conseguiu uma boa negociação e efetuou a compra. Ou seja, quando ambos trabalham em parceria, mais conversões têm chances de acontecer.

No entanto, a integração entre marketing e vendas não acaba na conversão. Os frutos do trabalho de smarketing podem ir além da efetivação da compra. Após passar pelo time de vendas, os clientes deixam muita informação. Quando o smarketing é aplicado, mais dados sobre os consumidores são gerados e o time de vendas tem acesso a informações sobre o cliente muito mais aprofundadas. Por exemplo, qual é a sua rotina, qual é o benefício que enxergou na marca, quais suas condições de pagamento preferidas e muito mais.. Informações que o time de marketing, geralmente, não consegue.

Trabalhando em parceria, as vendas podem oferecer ao marketing uma riqueza de dados sobre o cliente e isso retroalimenta o processo. Ou seja, o marketing pode refinar seu estudo de buyer persona, seu tom de voz, sua abordagem, sua tomada de decisão em relação à produção de conteúdo, redes sociais, além de trazer os leads cada vez mais qualificados, anunciando para o perfil de clientes que você já conhece. Mais que isso: com mais informações sobre os clientes, suas dores, seus desejos e suas demandas em relação ao produto e à negociação, toda a empresa se beneficia. É possível aprimorar o produto, a embalagem, as opções e condições de pagamento e frete oferecidas etc.

Gostou do texto de hoje? Saiba mais sobre um outro conceito que citamos e é amplamente utilizado por empresas de diversos ramos e tamanhos: o Inbound Marketing.



Author: Alfredo Soares

Alfredo Soares é empreendedor bootstrap e palestrante com experiência em inovação e tecnologia há mais de 12 anos. Head Global SMB da VTEX e Head da Loja Integrada - plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, com mais de 600 mil lojas criadas.