A mostra CASACOR tornou-se referência nacional em decoração e design e tem alcançado cada vez mais público, levando conceitos e referências a arquitetos e decoradores de todo o Brasil afora. Em São Paulo a mostra está em sua 32ª edição e expandindo. Ribeirão Preto receberá a CASACOR pela primeira vez ao final de agosto e promete trazer novas e diferentes tendências ao público da cidade e da região. O tema deste ano da mostra é “A Casa Viva”, visando destacar a harmonia com a natureza, a convivência e a confraternização. No entanto, é preciso ressaltar também que a tecnologia está bem mais interligada a este tema do que aparenta.



Para começar, os jardins verticais são ótimos exemplos de tecnologia sustentável que evidencia o design e a arquitetura de um imóvel. A possibilidade de diferentes plantas colocadas verticalmente em uma parede não só trazem beleza ao local como melhoram a qualidade do ar ao seu redor, auxiliam no isolamento acústico e diminuem a incidência do sol, amenizando as temperaturas internas. Tais características, com ênfase em particular a última citada, também colaboram com a diminuição na utilização de ares condicionados ou aquecedores, consequentemente reduzindo o consumo de energia e, assim, ajudando o meio ambiente. Outra alternativa é o musgo preservado, que possui as mesmas qualidades e é muito utilizado por arquitetos como painéis, no lugar de obras de arte, ou emoldurando objetos e cômodos, de maneira prática e visualmente uniforme.

Mas é possível adicionar mais tecnologia à fórmula da “casa viva”. Um sistema de automação personalizado pode ser a melhor saída para auxiliar na manutenção despreocupada dos elementos vivos do imóvel. Um sistema de irrigação interligado à inteligência artificial vai economizar água (podendo até reutilizá-la), energia elétrica e manter a vegetação presente no local sempre verde. Sensores térmicos e de presença também auxiliam para que o ambiente sustentável interaja diretamente com seu proprietário, uma vez que a automação avisará quando algo estiver errado ou fora do usual. Isso tudo, só para começar, seguindo o tema proposto pela CASACOR este ano. É possível tornar a casa muito mais viva do que se imagina utilizando dezenas de outros recursos possíveis na automação, mas isso já é assunto para um próximo artigo.